Mutirão

Mutideias apresenta contribuições da ciência para a saúde, mobilidade e acessibilidade

O Mutideias 2019, o projeto multidisciplinar de caráter científico, que abrange disciplinas de ciências e matemática, desenvolvido pelos alunos e professores do Colégio Mutirão Objetivo, realizou no sábado a exposição dos trabalhos para toda a comunidade escolar.

Com o tema “Conhecendo o passado para modificar o futuro: contribuições da ciência para a saúde, mobilidade e acessibilidade”, o projeto apresentou trabalhos voltados à inclusão de deficientes, mobilidade urbana e tecnologia e saúde. A definição dos temas, segundo a Coordenadora Pedagógica, Ariane Pegoraro Nuncio, foi motivada pelas inúmeras problemáticas relacionadas ao nosso cotidiano.

“Julgamos os temas necessários para compreender a evolução histórica e científica da humanidade, a partir das descobertas e criações desenvolvidas pela mesma”, avalia.

 

Tecnologias

 

O Mutideias 2019 contou com várias etapas desenvolvidas ao longo dos últimos meses, como pesquisa bibliográfica, visitas técnicas, construção de maquetes, produção de banner científico, apresentação do projeto para a banca avaliadora, antes de ser apresentado à comunidade.

“Acreditamos que ao buscarmos subsídios no passado, desde o contexto social de cada época, até as ferramentas e tecnologias disponíveis em tais datas, poderemos esclarecer dúvidas e motivar novos estudos acerca da saúde, tecnologia, mobilidade e acessibilidade”, justifica a coordenadora pedagógica.

Neste sentido, os alunos elaboraram trabalhos que levaram em consideração o desenvolvimento de tecnologias para a inclusão de pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas e intelectuais; identificaram questões ligadas a modais de transporte e combustíveis alternativos; e pesquisas relacionadas à robótica em processos cirúrgicos e pós-cirúrgicos, e nanotecnologia na medicina e biotecnologia.

Para Ariane, o projeto fortalece os princípios norteadores e filosóficos do colégio, que pretende tornar os “alunos felizes e com projeto de vida”.

voltar
  • Rua Osvaldo Aranha, 808
    Bairro Cidade Alta, Bento Gonçalves - RS
  • CEP 95700-206
    Fone (54) 2102-6100

Colégio

Caxias

Bento

Farroupilha

Site Mutirão 2013 - Todos os direitos reservados

Redes Sociais