Mutirão

Museu de Ciências Naturais

Na terça-feira, 12/03, os alunos da EJA (turma M219) visitaram o Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O passeio foi orientado pela professora Juliana Oliveira com o objetivo de proporcionar aos alunos o contato direto com diversas espécies de animais terrestres e aquáticos.

A visita foi guiada por uma bióloga da UCS que detalhou os aspectos físicos e biológicos dos animais expostos, bem como o método utilizado no processo de empalhamento. Juliana destaca o cuidado da instituição ao explicar  que nenhum animal é retirado da natureza com vida e/ou saudável para que seja analisado ou exposto. Apenas os animais que morrem por diferentes causas são submetidos a esse procedimento. 

Durante a visita ao aquário os alunos conheceram peixes exóticos, originários de diferentes regiões do país, e também de outros lugares do mundo. Outro ponto de destaque abordado foi a questão da grande quantidade de lixo jogado nos oceanos e os prejuízos que causam à vida marinha.

Segundo a professora, a avaliação do passeio é bastante positiva, haja vista a interação dos alunos, trazendo questionamentos e experiências próprias. "A aula com certeza contribuiu para nossa percepção da importância do respeito que devemos ter com o meio ambiente e com todas as espécies que nele vivem, para o bem de nossa própria sobrevivência", enfatiza.

A aluna Estela Griebeler Dornelles esteve pela primeira vez no local e considerou a experiência incrível, dando destaque para a explicação sobre os morcegos, sua importância e também os perigos que representam. Apesar disso, o que mais chamou a atenção foi a questão do lixo. "As pessoas não descartam o lixo corretamente, e impressiona o impacto que isso causa na natureza e também aos animais", alerta a estudante.

 

voltar
  • Rua Alfredo Chaves, 927
    Bairro Centro, Caxias do Sul - RS
  • CEP 95020-460
    Fone (54) 2101-9797

Colégio

Caxias

Bento

Farroupilha

Site Mutirão 2013 - Todos os direitos reservados

Redes Sociais