dicas para você se sair bem em sua primeira entrevista

Se você está finalizando o ensino médio, sabe que é chegada a hora de se preparar para o tão sonhado primeiro emprego. Entretanto, antes disso, há ainda a temida entrevista de emprego, que, aos olhos de quem ainda não passou por essa experiência, pode ser difícil de ser encarada, trazendo medos e ansiedade à tona.

Esse é o momento onde você terá a chance de se apresentar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho, e, ao mesmo tempo, um grande desafio para quem está entrando pela primeira vez nesse universo. Confira outros desafios aqui!

Mas, não se preocupe. É possível encarar isso com naturalidade e agarrar essa oportunidade com todas as forças. Para isso, basta seguir algumas dicas elencadas para você. Boa Leitura!

5 dicas para se sair bem na sua primeira entrevista de emprego

  1. O que vestir?

    Preste bastante atenção em sua vestimenta antes de ir à sua primeira entrevista de emprego. Optar por um traje mais sóbrio e neutro, que não chame muito atenção, é importante. O segredo aqui é não exagerar, algo entre o meio termo formal-informal.

  2. Informe-se sobre a empresa

    Ao demonstrar conhecimento sobre a empresa onde você está fazendo a entrevista, como área de atuação, mercado que ocupa, concorrentes, etc, com certeza a entrevista será mais positiva. Esse é um ponto importante, que garante a identificação do candidato com a cultura e o perfil da organização.
    Que tal fazer uma pesquisa detalhada sobre a companhia? Isso será percebido e você pode ganhar pontos.

  3. Demonstre interesse na vaga

    Fale de suas experiências e o que você faz no momento, peça sobre a empresa, entenda mais sobre o que o cargo oferece e como você se encaixa nele.

    Desenvolva uma conversação com o entrevistador, ao invés de responder somente “sim” ou “não” ou dar respostas muito vagas e incompletas.

    Ao mesmo tempo, cuidado para não exagerar. Não há necessidade de contar longos detalhes de sua vida, tornando esse momento exaustivo. Diga sempre o que foi solicitado e o necessário.

  4. Postura profissional

    Observe sua linguagem corporal. Esteja à vontade, mas não descuide de alguns aspectos. Mantenham o equilíbrio e uma postura reta, alerta e relaxada (mas, não demais).

    Olhe nos olhos do entrevistador e responda com tranquilidade; não boceje; evite deixar os braços cruzados.

  5. Seja você mesmo

    Esse é só o começo do seu contato com a empresa. Por isso, não invente um personagem. Seja autêntico e real, mostre quais são as suas qualidades e o motivo de você merecer a vaga. Aja com naturalidade, isso vai ajudá-lo a conquistar a vaga.

DICA EXTRA: invista no seu lado técnico!

Aprimorar as suas hard skills (habilidades técnicas) também é importante para demonstrar que você está preparado para se inserir no mercado de trabalho, além de ser um diferencial competitivo na hora do recrutamento.

No Mutirão, você encontra diversos cursos profissionalizantes que vão ajudar a dar um up no seu currículo, dando boas-vindas ao seu futuro profissional. Clique aqui e saiba mais.

Seja protagonista da sua própria história no Centro Educacional Mutirão!

Categories:

Tags: