mercado de trabalho

Ao chegar na reta final do ensino médio, a maioria dos estudantes começa a planejar como será a sua caminhada a partir da conclusão dessa etapa. É o momento de pensar em como se inserir, pela primeira vez, no mercado de trabalho.

Essa inserção, no entanto, pode parecer um pouco assustadora. Ter que elaborar um currículo e ir a uma entrevista de emprego com pouca ou praticamente zero experiência, causa receio entre os jovens.

Mas, não é só isso. Este é somente um entre tantos outros desafios que surgem ao longo desse processo. Quer saber quais são os outros e como superá-los? Continue aqui e leia mais!

Os principais desafios enfrentados pelos jovens no início da carreira

  • Falta de experiência profissional

Tirando os estágios (que, ao menos, não deveriam funcionar dessa maneira), a maioria das vagas de emprego tem como requisito certo nível de experiência. Esse fator, no entanto, se torna limitante na vida dos profissionais que entraram no mercado neste instante.

Somando a isso, em tempos de pandemia e crise em alguns setores, as marcas acabam dando preferência àqueles que já tem uma bagagem, para entrar e produzir, sem precisar ensiná-los.

  • Empresas alinhadas com os propósitos 

Cada pessoa segue seu propósito alinhado com valores e objetivos de vida, e acaba por levar isso em conta na hora de encontrar seu espaço no mercado de trabalho.

Afinal, é importante que o local onde você vai trabalhar esteja alinhado a sua visão de mundo. Dessa forma, há maiores chances de proporcionar maior satisfação na rotina profissional.

  • Criar um currículo atraente

Por ser a primeira experiência com esse novo mundo, muitos jovens não sabem nem por onde começar a elaborar um currículo adequado e objetivo.

Pense que este será o primeiro contato com a empresa, então é necessário chamar atenção para o que realmente importa, estando livre de erros de português.

  • Identificar habilidades soft e hard skills

Muitas vezes, é difícil conseguir identificar as principais qualidades e habilidades e o que ainda precisa ser aprimorado, afinal, esse é um processo de autoconhecimento que se dá ao longo da sua vida. 

Como lidar com esses desafios?

A resposta é simples: prepare-se para o mercado de trabalho! Entrar nesse mundo pode ser muito difícil, mas, escolhendo o lugar certo para desenvolver o seu lado profissional, tudo se torna mais fácil.

O Mutirão oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, para agregar ao seu currículo e preparar você para se diferenciar perante os demais concorrentes. Dê boas-vindas ao seu futuro de sucesso. Saiba mais clicando aqui.

Categories:

Tags: