soft skill e hard skill

Você já ouviu falar nos termos soft skill e hard skill? São conceitos utilizados para definir cada lado de uma pessoa, proporcionando uma avaliação do profissional de forma mais assertiva.

Há alguns anos, era comum que recrutadores se baseassem somente nas hard skills. Entretanto, com o passar do tempo e a evolução do mercado de trabalho, a soft skill virou tendência e o profissional qualificado deve encontrar um meio termo entre ambas as habilidades.

Para explicar melhor sobre o assunto, elaboramos um artigo destacando o que de fato significam essas palavras e quais são suas diferenças. Confira!

O que significa o termo skill?

As skills nada mais são do que competências. Profissionais que têm seu lado voltado para elas devem demonstrar habilidades, bem como conhecimento, atitude, técnica e julgamento combinados, proporcionando maior facilidade na resolução de problemas, cumprimento de tarefas, criação de produtos, aumento de vendas e assim por diante. 

Resumindo, um profissional voltado para o termo skill não deve apenas se comunicar bem e convencer pessoas, mas também ter atitudes e abordagens eficientes que proporcionem resultados efetivos à empresa. Por exemplo: saber se posicionar ao negociar com um cliente, concretizando a venda e garantindo o sucesso do negócio. 

Soft skill e hard skill: diferenças

Mas, nem só de habilidades com negociação é que vive um profissional de sucesso, não é mesmo? 

Neste caso, entre em cena também as habilidades pessoais, traduzidas nos termos soft skill e hard skill. Por mais que as expressões sejam similares, os conceitos diferem entre si. Entenda:

  • Hard skills:

    são voltadas para competências técnicas, como, por exemplo, entregar um relatório com dados ou ser capaz de mexer em uma máquina com eficiência. É saber o que se faz no trabalho.

  • Soft skills:

    seguem o caminho do comportamento, como a capacidade em criar um relacionamento amigável entre colegas, praticar eficientemente a inteligência emocional, influenciar ambientes, ter relação interpessoal, ser alguém adaptável ao trabalho e ao ambiente, entre outros. 

E aí, você se encaixa em alguma dessas habilidades essenciais para posicioná-lo bem no mercado de trabalho?

Mantenha o equilíbrio entre as skills

As soft skills e as hard skills ajudam empresas e gestores a diferenciar as competências exigidas pelos cargos, projetos e atividades de um negócio com mais exatidão. Quando aliadas, geram o equilíbrio necessário para conquistar os resultados almejados.

Diante disso, é essencial estar em constante aprimoramento de ambas as habilidades, que, juntas, auxiliam em sua carreira profissional e também em sua vida pessoal.

Aperfeiçoa a sua hard skills e posicione-se no mercado de trabalho

Chegou a hora de aperfeiçoar o seu lado técnico (hard skills) para conquistar a promoção que tanto almeja ou recolocar-se no mercado de trabalho de forma eficiente.

Nós, do Centro Educacional Mutirão, oferecemos cursos que auxiliam no aprimoramento destas técnicas, com ensino de excelência e professores experientes no assunto. 

Invista em você e estruture ainda mais o seu currículo. Clique aqui e conheça nossos cursos.

Categories:

Tags: