O que vai acontecer em 2022 no âmbito profissional? Saiba o que esperar do mercado de trabalho para o próximo ano.

O ano de 2021 foi de muitas mudanças. Vivemos no novo normal, nos adaptando à nova realidade. A vacinação em massa iniciou. Todavia, a pandemia está longe de um fim, e provavelmente vamos adentrar 2022 ainda nestas condições.

Se tratando do mercado de trabalho, isso não é diferente. Algumas tendências e novidades prometem agitar esse setor e a gente te conta as principais para você ficar preparado para o próximo ciclo, com a Covid-19 ainda em cena. Confira!

Dificuldade para descobrir talentos

O desafio em achar profissionais qualificados é cada vez mais uma realidade. Segundo o Guia Salarial 2022, 70% de um time de executivos afirma que, no próximo ano, preveem maiores dificuldades para encontrar talentos no mercado, 49% temem perder seus colaboradores de destaque e 48% veem o turnover está mais alto na pandemia.

Com a abordagem da concorrência na retomada, o aumento da pressão no trabalho, a insatisfação dos trabalhadores com salários e o descontentamento com a cultura corporativa, as empresas tendem a se movimentar mais no mercado em busca de talentos. No entanto, essa dificuldade promete se intensificar cada vez mais.

Saúde mental de profissionais é prioridade

Em um período conturbado o qual vivemos, causado pela pandemia, a saúde mental se tornou tema central em todos os setores, especialmente no segmento profissional. 

Um estudo da The School of Life sobre o assunto no ambiente de trabalho indicou que mais da metade dos profissionais, entre líderes e liderados, deixou de produzir ou se engajar em algum momento, por se sentirem emocionalmente abalados. O Guia Salarial também constatou que 53% dos líderes acreditam que seus colaboradores estão mais suscetíveis a crises de estresse, ansiedade e burnout. 

Isso tudo indica que, para 2022, o foco também deve ser em cuidar da saúde mental dos colaboradores. Isso não só beneficia o profissional, que se sente mais seguro e apto, como também a organização, considerando que o sucesso do negócio também depende da mente e da inteligência dos profissionais.

Trabalho remoto deixa de ser uma vantagem

O home office já é uma realidade. Segundo a Revista Exame, 76% dos profissionais veem o trabalho a distância como um modelo de operação, não um benefício. Desses, 38% afirmam estar dispostos a procurar um novo emprego, caso o local no qual trabalham não esteja disposto a permitir um formato remoto ou híbrido. 

Diante desses números, muitas empresas já entendem as necessidades dos profissionais, promovendo mudanças no pacote de benefícios, como apoio psicológico 24 horas, horário flexível e subsídios para o home office, para comprar equipamentos ou arcar com despesas de luz, telefone e internet. Para 2022 e o resto de nossas vidas, o trabalho remoto vem para ficar de vez.

Que seu 2022 seja incrível!

Desejamos que o novo ano que se inicia seja incrível, repleto de conquistas e muito sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Para continuar conferindo artigos como esse, continue navegando pelo nosso blog ou acesse aqui!

Conheça nossas qualificações

Nós, do Mutirão, oferecemos uma ampla cartela de cursos profissionalizantes e técnicos, que cabem no seu orçamento e na sua agenda, auxiliando você a se profissionalizar e dedicar o tempo necessário aos estudos, às tarefas diárias e ao trabalho. 

Clique aqui e veja mais!

Categories: